
“Portanto, quem desobedecer até ao menor mandamento, e ensinar outros a fazer o mesmo, será considerado o menor no reino dos céus. Mas aquele que obedecer à lei de Deus e ensiná-la será considerado grande no reino dos céus.”
Mateus 5:19 NVT
Jesus deixa claro que nossa obediência e ensino não passam despercebidos diante de Deus. O impacto das nossas ações e palavras não se limita ao nosso próprio destino, mas se expande para aqueles que nos ouvem e seguem nosso exemplo.
Não há neutralidade: quem distorce ou desconsidera a vontade de Deus e ensina o mesmo será considerado menor. Por outro lado, quem obedece e ensina corretamente será engrandecido no Reino. Isso significa que não basta apenas ensinar, porque sempre ensinamos algo, seja para o bem ou para o mal. O verdadeiro desafio é conhecer e aplicar corretamente a vontade de Deus.
O segredo não está em uma obediência cega, mas em compreender os princípios que fundamentam os mandamentos. Muitos preceitos bíblicos estavam ligados a contextos específicos, mas os valores por trás deles são eternos. Precisamos buscar entendimento e discernimento para viver e ensinar com fidelidade à essência da Palavra.
Posicione-se: Você tem sido um multiplicador da verdade ou do erro? O que sua vida está ensinando?
Richard Männich